Camarão com Chuchu

  Os africanos trouxeram muitas contribuições de seu imenso continente para cá. Criaram pratos aqui e o mais genuíno é uma receita de chuchu com camarão. Eles não conheciam o chuchu, mas já trabalhavam bem o camarão, inclusive a técnica de salgamento e desidratação, com o azeite de dendê e com o leite de coco (de origem polinésia). Eles não modificaram só os pratos portugueses, mudaram também as criações indígenas, tornando mais saborosos, pois muito sabiam da magia dos temperos.


 Ingredientes
 1/2 kg de camarão limpo (guarde as cascas para fazer o caldo)
 1 dente grande de alho
 1 cebola média picada
 1 tomate picado
 1 pimentão médio vermelho picado
 3 colheres (sopa) salsinha
 3 colheres (sopa) coentro ou chicória do amazonas (coentro bravo)
 azeitonas descascadas a gosto
 pimenta do reino a gosto
 1 vidro pequeno de leite de coco
 2 chuchus médios
 3 folhas de louro 
Separe um pouco da salsinha e do coentro para a finalização do prato.

Modo de Fazer

 Cubra as cascas com água, 1 folha de louro 1 galho de coentro e um pouco de sal por 20 minutos depois de iniciada a fervura. Deixe esfriar um pouco, passe no liquidificador e coe.
Refogue em azeite o alho até alourar, depois coloque a cebola, a salsa e mexa até murchar a salsa. Acrescente o tomate o pimentão, as azeitonas e os demais temperos. Quando estiver secando coloque o caldo do camarão (aos poucos para não ficar aguado) e deixe apurar um pouco. Logo após, coloque o chuchu (se necessário, adicione mais caldo), mexa e deixe cozinhar. acrescente o azeite de dendê e o leite de coco. Assim que ferver novamente, coloque os camarões até ficarem rosados. Salpique com mais salsinha e coentro e sirva.

Observação1: O azeite de dendê pode ser substituído por 1 colher de sobremesa de colorau misturado com a mesma quantidade de açafrão da terra.
Observação2: Os camarões não podem cozinhar muito para não ficarem ressecados e "borrachudos". 

Comentários

Postagens mais visitadas