Coxinha de Mortadela



Massa

INGREDIENTES


1 litro de leite desnatado
1 colher (sopa) de manteiga
500 g de farinha de trigo
100 g de parmesão (de boa qualidade) ralado
1 batata média amassada
2 cubos caldo de galinha
Sal a gosto

Em uma panela, coloque o leite e deixe ferver. Em seguida, acrescente o caldo de galinha, uma colher de manteiga e um pouco de sal. Acrescente de uma vez a farinha de trigo. Logo após, tire a panela do fogo e coloque a batata amassada e misture bem.
Retorne com a panela no fogo, e, mexendo, deixe a massa secar um pouquinho. Acrescente parmesão e mexa até descolar da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar. Recheie a massa, passe pela clara e pela farinha de rosca, leve à geladeira por meia hora e depois frite em óleo quente suficiente para cobri-las.

 
Recheio de Mortadela
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 tomate sem as sementes picado
300g de mortadela picadinha
1/2 pote de requeijão tipo catupiry

orégano
1 colher (sopa) de salsa bem picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto.


Modo de Preparo
Em uma panela aquecida coloque o óleo, primeiro a cebola, depois o alho e refogue. Quando começar a dourar, coloque o tomate picado, refogue por um minuto, adicione a mortadela, incorpore com o refogado.
Acerte o sal e a pimenta, desligue o fogo e coloque o requeijão e a salsa picada,  o orégano e misture tudo, até obter um recheio uniforme e reserve e deixe esfriar (se possível, coloque na geladeira antes para ficar mais consistente).


Curiosidade: O ‘descobrimento da coxinha’ aconteceu por acidente, ainda na época do Império. Conta a lenda que havia um menino na corte que tinha como prato favorito as coxas de frango. Conde D´Eu era uma criança com problemas mentais e dificilmente aceitava outro alimento.
Mas, é claro que, com um apetite tão restrito, não havia galinha suficiente para atender os caprichos do menino. Foi então que um dia, sem ter coxas para servir ao menino, a cozinheira da corte teve a ideia de transformar o frango inteiro em coxas, desfiando o frango e criando uma massa com farinha de trigo para enganar o menino. A criança aprovou o resultado com louvor e rapidamente o salgado caiu nas graças também da nobreza e sua receita foi incluida no cardápio real.
 

Comentários

Postagens mais visitadas